Biografia

Comecei meus estudos musicais aos 6 anos de idade, aprendendo piano no Conservatório Municipal de Música de Campo Mourão. Tive por principal professora a pianista Rosicler Canal. Concluí o estudo do Conservatório de piano em 1996.

Meu contato com o Canto aconteceu também muito cedo, na formatura do meu Pré-Primário, fazendo pequenos solos da Missa de Formatura, e mais tarde, auxiliando no acompanhamento de teclado e no canto das Missas, na Igreja Matriz de Campo Mourão, Catedral São José.

Em 2002, tive contato com o Canto fora dos ambientes religiosos, participando de uma Noite Lírica em Campo Mourão, organizada e dirigida por Sônia Márcia Cardoso, com as principais cenas da ópera Carmen, de Bizet. Nesta apresentação fiz uma pequena participação como Micaela.

Em 2006 ingressei na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em Curitiba, para cursar o Bacharelado em Canto Lírico, tendo por professora a Cantora Lírica Denise Sartori (Mezzo-Soprano). Concluí o curso em 2009. Minha categoria vocal é Soprano (lírico-ligeiro).

Neste período em que estive cursando a faculdade de Canto Lírico, participei de algumas montagens de ópera, tais como: The King Arthur (2006-2007), de Henry Purcell, interpretando três papéis: de uma Sacerdotisa Saxã, de uma Camponesa e de uma Ninfa; O Monarca (2007), de Carlos Assis, interpretando Trea; e O Fantasma de Canterville (2008), de Jaime Zenamon, interpretando um dos fantasmas do coro (uma florista). Também, neste período, fui solista do Coro da EMBAP em diversas peças.

Em 2011 ingressei no Mestrado em Música, na Universidade Federal do Paraná, na área de Estética Musical e Filosofia da Música, na Linha de Teoria, Criação e Estética Musical, tendo por orientadora a prof. Dra. Roseane Yampolschi. Concluí o mestrado em fevereiro de 2013, com indicação de publicação do meu trabalho, intitulado Número, Som e Beleza: A Estética Musical em Boécio. O livro ainda não foi publicado, mas pretendo fazer isto em breve. Meu currículo está disponível na Plataforma Lattes e pode ser acessado aqui.

Também tive aulas de canto lírico com a Cantora Lírica Luciana Melamed (Soprano).

Como cantora lírica, dedico-me à performance musical, principalmente de reportórios barrocos, em especial à árias de Oratórios e Missas (que eu amo!), mas também gosto de estudar algumas árias de Óperas e Canções. Dedico-me também ao ensino (particular) do canto lírico, a composições musicais para piano e piano/voz, e a estudos nas áreas de Voz, Técnica Vocal, Estética, Filosofia da Música, Psicologia e Cognição Musical. Faço parte do Grupo de Estudos em Processos Formativos e Cognitivos em Educação Musical, vinculado à UFPR.

No mais, e de modo principal, sou mãe. Uma mulher que entende o seu papel dentro do lar, na família, e, por conseguinte, na sociedade, só tem a acrescentar. A música vive dentro de mim, e, de mim, para fora, e não consigo me dissociar dela, por mais que eu já tenha deixado-a de lado. Quem é musicista de fato não respira música, mas sim exala música, por todos os poros! Escrever, falar, cantar, viver… A boa música preenche a alma, fala ao intelecto e alimenta a inteligência!