Aulas

Público-alvo

Trabalho somente com vozes femininas.

Idade do público-alvo

A técnica para o Bel Canto é iniciada, em geral, a partir de 14 anos de idade. Porém, vozes mais jovens, de meninas que uma dia queiram tornar-se cantoras líricas, podem ser trabalhadas de modo mais brando, com exercícios de respiração e relaxamento, vocalizes leves com trabalho de afinação, e prática de repertório adequado à idade, até à puberdade, quando dá-se início à técnica do canto lírico propriamente dita.

Duração das aulas

As aulas têm uma duração de 50 a 60 minutos aproximadamente, levando em conta a idade da aluna. Alunas mais novas, abaixo de 14 anos, possuem aulas mais curtas, para não fatigar as pregas vocais. As aulas iniciais também são mais curtas, até que o desempenho corporal das alunas entre no ritmo dos exercícios e da energia que eles demandam.

Conteúdo trabalhado em aulas

Nas aulas de canto, para a técnica do Bel Canto, trabalho conteúdos teóricos e práticos, tais como:

  • Introdução básica sobre fisiologia vocal
  • Relaxamento
  • Afinação
  • Controle da respiração
  • Ataque
  • Apoio
  • Ressonância
  • Projeção e colocação vocal
  • Prática de repertório
  • Introdução à teoria musical (para alunas que não possuem conhecimento prévio de leitura de partitura)

Aulas Teóricas

As aulas teóricas duram cerca de 10 a 20 minutos em cada aula. Nelas são trabalhadas conteúdos teóricos sobre fisiologia vocal, dando uma noção básica de todo o instrumento vocal do cantor. Os conteúdos abrangem, de forma geral, o estudo:

  • das pregas vocais;
  • dos músculos intrínsecos e extrínsecos da laringe;
  • dos músculos torácicos e abdominais;
  • tipos de respiração e respiração correta para o canto; e
  • tópicos sobre os cuidados gerais da saúde vocal.

As aulas de teoria musical, quando necessárias, entram neste tempo também. Outros conteúdos teóricos podem também ser tratados de acordo com a necessidade do repertório do aluno.

Aulas Práticas

As aulas práticas acontecem todas as aulas, durando em média de 30 a 40 minutos. Constituem-se de:

  • exercícios de relaxamento;
  • exercícios de respiração;
  • vocalizes; e
  • prática de repertório.

Exercícios de relaxamento antes da aula ajudam a tirar, especialmente, a tensão muscular do pescoço, ombros, braços e lombar. Isto é importante para que a aula tenha maior rendimento e o aluno aprenda a reconhecer os grupos musculares de seu corpo que estão mais tensos no momento.

Exercícios de respiração são imprescindíveis para que o aluno domine sua musculatura para obter melhor apoio e capacidade respiratória no canto.

Os exercícios de vocalizes servem para trabalhar, com maior acuidade, a musculatura faríngea e laríngea, ressonância, projeção vocal e também afinação. Esses exercícios são trabalhados de acordo com a necessidade do aluno, através da entoação cromática de vogais, sílabas ou frases, em forma ou não de escalas, com o objetivo de fazer com que o aluno desenvolva a propriocepção de sua musculatura vocal e também corporal, e aprenda a utilizar os músculos e os ressoadores certos para o canto lírico, melhorando sua postura, afinação e ressonância e aumentando sua projeção sonora sem ofender as pregas vocais.

Além dos exercícios respiratórios e vocais aprendidos durante a aula, há também a prática de repertório. A prática de repertório vai variar de acordo com a categoria vocal do aluno e seu nível técnico. A escolha do repertório deve ser adequada para que a qualidade vocal e o rendimento das aulas seja o maior possível.

Saúde Vocal

O mau uso da voz, tanto falada quanto cantada, pode ocasionar sérios problemas às pregas vocais, que são os músculos principais da emissão vocal, e, consequentemente, à voz. Jamais deve-se sair de uma aula de canto com a voz rouca, soprosa (com ar) ou com a garganta doendo. Se isto acontecer, é sinal que exercícios ou estão sendo executados de forma errada pelo aluno ou orientados de forma errada pelo professor.

A progressão no canto depende do interesse individual de cada aluno, já que seu desenvolvimento provém do estudo sistemático e contínuo da técnica vocal e do repertório.